Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galbuliformes
Família: Bucconidae
 Horsfield, 1821
Subfamília: Bucconinae
 Horsfield, 1821
Espécie: B. capensis

Nome Científico

Bucco capensis
Linnaeus, 1766

Nome em Inglês

Collared Puffbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rapazinho-de-colar

Essa ave galbuliforme da família Bucconidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) bucco, bucca = bochecha; e de capensis = referente a região do Cabo da Boa Esperança. ⇒ Bochechudo do Cabo da Boa Esperança.
O epíteto específico com significado de Cabo da Boa Esperança é notadamente um erro, pois esta ave é endêmica da América do Sul não ocorrendo no continente africano.

Características

Mede entre 18,5 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 46 e 62 gramas.
Cabeça, face e partes superiores pardas-escuras. Coroa, coberteiras e rêmiges finamente barradas; uropígio castanho pálido com poucas barras pretas. Cauda curta, castanha com estreito barrado escuro. Porções inferiores esbranquiçadas, sendo a garganta branca, duplo colar nas cores branca e preta que contornam completamente o pescoço.
Os olhos apresentam anel periocular e íris na coloração alaranjada. Bico robusto de cor alaranjada com a extremidade distal enegrecida. Tarsos é pés amarelos.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
Aves do sudeste da Colômbia, Equador e oeste do Peru às vezes são tratadas como uma subespécie (dugandi), mas existem dúvidas quanto a sua distinção.

(Rasmussen & Collar (2002); Piacentini et al. (2015)).

Alimentação

Alimenta-se de insetos. Como outros congêneres, esta espécie emprega uma estratégia de ficar imóvel em um poleiro enquanto caça insetos e pequenos vertebrados como lagartos, cobras e sapos.

Reprodução

Para nidificar escava uma galeria em solo acidentado ou barranco, terminando em uma câmara incubatória nua, onde põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes.

Hábitos

Encontrado no estrato florestal médio e baixo, aos pares ou solitário. Se associa com grupos de outros pássaros.

Distribuição Geográfica

Ocorre do norte da América do Sul à foz do rio Amazonas, Maranhão e para o oeste até o Peru e o Equador. Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos